Falta de caminhoneiros fez a oferta de vagas de emprego na Europa aumentar. Os salários são bastante atrativos e os brasileiros podem se candidatar. Essa pode ser a sua oportunidade de trabalhar em países com a melhor qualidade de vida do mundo.
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O continente europeu sobre com a falta de caminhoneiros, o que já tem afetado o abastecimento de diversos produtos.
A preocupação com os impactos dessa escassez de mão de obra preocupa principalmente com a chegada do inverno que se aproxima.
Uma pesquisa realizada em agosto desse ano, aponta que a Europa necessita de cerca de 400 mil caminhoneiros para atender a suas demandas. Só no Reino Unido, seria preciso contratar 100 mil profissionais.
A falta de mão de obra tem feito com que esses profissionais sejam valorizados, o que consequentemente aumenta o salário que eles recebem.
Para se ter idéia da valorização desses profissionais, atualmente um analista financeiro recebe £ 46.700 por ano, convertendo para real, um pouco mais de R$ 351 mil.
Enquanto que um motorista de caminhão pode receber £ 53.781 por ano, ou seja, cerca de R$ 404 mil na conversão direta (Esse é o valor praticado pela rede de supermercados Waitrose que está contratando profissionais).
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Para tentar minimizar os impactos dessa falta de profissionais, 200 motoristas do Exército britânico já atuam transportando produtos, mas ainda é necessário mais.
Como conseguir entrar na Europa como caminhoneiro?
A gente sempre ouve falar que a entrada em diversos países é bastante burocrática, o que de certa forma piorou com a saída do Reino Unido da União Europeia.
Isso fez com que o visto para caminhoneiros de fora da Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales ficasse um pouco mais difícil.
Por outro lado, o governo britânico autorizou a concessão de vistos temporários de trabalho para 5 mil caminhoneiros. Os profissionais terão salários em torno de R$ 32 mil por mês e poderão trabalhar no Reino Unido por três meses.
Vale lembrar que é necessário ter uma autorização para dirigir caminhão no Reino Unido, além disso, o volante lá fica no lado direito, ou seja, o oposto do que estamos acostumados aqui no Brasil.